top of page

Ebós

   O "Ebó" nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida que são oferecidas em um ritual que consiste em passá-las no corpo da pessoa ou no ambiente. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Quando um Babalaorixá ou Yalorixá realiza um ebó em filho de santo, um cliente ou um ambiente, durante esta cerimônia é transferido para alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.

   Não adianta só oferecer as comidas, o axé está nas cantigas e nos ingredientes utilizados e suas quantidades. Alguns ingredientes podem ser conhecidos, mas a maioria faz parte do ritual e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos nos cultos do candomblé.  Os Ebós podem ser feitos para abrir os caminhos para emprego, para saúde, para prosperidade, para auxílio com problemas de justiça, o que vai diferenciar são os ingredientes utilizados e suas cantigas que sempre serão feitos de acordo com a determinação do jogo de Búzios.

 

   No jogo de Búzios determina-se a qual orixá será oferecido o Ebó para determinado propósito, sendo que cada orixá leva seus ingredientes especiais, como por exemplo, a canjica de Oxalá, a batata-doce de Oxumarê ou o inhame de Ogum. Há, ainda, aqueles Ebós para afastar espíritos desencarnados que ainda atrapalham a vida de alguns, chamado de "ebó de egum", e outros para curar traumas e ajudar no esquecimento e superação de experiências ruins. O "Ebó de susto" é para prevenir problemas no futuro.

 

   Após o ritual do Ebó, as folhas sagradas são usadas de forma ordenada nos banhos litúrgicos. A pessoa que realizou um Ebó segue alguns preceitos para que se tenham resultados e o sacrifício seja aceito. As proibições denominadas ewo são, por exemplo: a não ingestão de qualquer tipo de carne vermelha nem tampouco frutas vermelhas ou ácidas (incluindo seus sucos); a abstinência principalmente de práticas sexuais como também de beijos e abraços; a ida a velórios, hospitais, cemitérios ou mesmo a passagem sob arames farpados ou escadas, bem como o consumo de bebida alcoólica; sendo estes preceitos seguidos durante três, sete, quatorze chegando até vinte e um dias dependendo da orientação dada por Ifá para que seja alcançado o que se deseja.

 

    Se você deseja melhorar os seus caminhos por meio dos Ebós, marque uma consulta com o Pai Alexandre de Omolu e descubra o seu  Odu e o Ebó mais adequado para que você tenha uma vida repleta de êxito.

Cel:      (011) 96916-4049       e-mail: ileaseobaenitiaiye@gmail.com

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page